BLOG - MAURICIO MARTINS

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Investment Grade para o Brasil!!

Anúncio totalmente inesperado na última quarta-feira, 30/04, véspera de feriado no Brasil!!


Finalmente o Brasil é Investment Grade!! Pelo menos para a agência de classificação de risco Standard & Poors (S&P), o Brasil é um país grau de investimento, ou seja, seguro para se investir....um país que tem condições de honrar os seus compromissos, de pagar a sua dívida...

O resumo da ópera é que o país tem o aval para receber investimentos externos e que quem investir aqui estará, em tese, seguro!

O rating (classificação de risco) do Brasil em moeda estrangeira de longo prazo passou de "BB+ "para "BBB-", subindo um degrau na classificação da S&P, estando em um nível já considerado grau de investimento.

O anúncio da decisão aconteceu quase no fim da tarde de quarta-feira, 30/04/2008, e surpreendeu a todos os analistas de mercado e ao próprio governo...O mais otimista dos otimistas do mercado acreditava que este anúncio poderia acontecer mais para o terceiro trimestre do ano, SE saísse em 2008...mas a Standard and Poors entendeu que o Brasil poderia sim ter a sua classificação de risco melhorada já neste momento...e pegou todo mundo de surpresa!

A repercussão no mercado foi grande...nas últimas horas do pregão de quarta-feira, a Bovespa acentuou o otimismo e subiu mais de 6%...na quinta foi feriado e na sexta a bolsa subiu também mais de 2%...o dólar caiu fortemente frente ao real, valendo na sexta-feira R$1,65, resultado do otimismo do mercado e do forte ingresso de dólares na economia brasileira, reflexo da melhora na classificação de risco.

E o que esperar para esta semana que começa hoje? Mais otimismo no mercado...pelo menos em um primeiro momento. Mais dólares entrando, mais gente investindo na bolsa....e o dólar deve, provavelmente, se aproximar cada vez mais de R$1,60.

É aguardar para ver...Boa semana a todos!! E força!! Afinal, retornar de um feriado de 4 dias (para quem conseguiu folgar no feriado inteiro!!) requer muita força, e disposição!! Vamos em frente!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial